terça-feira, 28 de abril de 2009

Expo 1998 - Lisboa

Antes da expo

A ideia de organizar uma expo em Portugal surgiu em 1989 a António Mega Ferreira e Vasco Graça Moura, ambos à frente da comissão para as comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos portugueses. Depois de obtido o apoio do governo, Mega Ferreira apresentou o projecto ao BIE, ganhando a candidatura de Lisboa a do Toronto. Criou-se a Parque Expo, uma empresa que visava criar um evento auto-suntentável.Toda a exposição foi construída do zero tendo sempre o cuidado de que todos os equipamentos tivessem uma utilização posterior evitando o seu abandono ou degradação, como sucedera em Sevilha no ano de 1992. Construíram-se também grandes obras públicas como a ponte Vasco da Gama e uma nova linha de metro.

Expo 1998 - Lisboa


O tema da expo foi “os oceanos: um património do futuro”. Realizou-se de 22 de Maio a 30 de Setembro
O recinto da expo foi construído no limite oriental de cidade, perto do rio Tejo. Hoje este recinto é designado por Parque das Nações. Neste parque encontra-se o Oceanário, o maior aquário do mundo com a reprodução de cinco oceanos diferentes e variadas espécies de mamíferos e peixes. Para além do Oceanário ficou também o Pavilhão Atlântico, hoje em dia muito usado para a realização de espectáculos, e um complexo de transportes como o metropolitano e ligações ferroviárias.
A expo atraiu cerca de 11 milhões de visitantes embora as previsões apontassem para cerca de 15 milhões. Mesmo assim o sucesso da expo deveu-se ao dinamismo cultural, houve cerca de 5 mil eventos musicais e o local escolhido ficou marcado por grandes projectos de arquitectura, engenharia e construção.

Foi considerada pelo organismo internacional que elege as cidades a receberem as expos como a melhor exposição mundial de sempre.

Expo 2005 - Aichi



Esta expo realizou-se numa província do Japão-Aichi. O nome desta expo era um jogo de palavras que significava “Exposição de amor à Terra”. Realizou-se de 25 de Março a 25 de Setembro.